olhar

olhar

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lilith ou Eva?

Em Gênesis 1, homem e mulher são criados iguais e conjuntamente, enquanto na segunda história, em Gênesis 3, a mulher é criada depois do homem e a partir de seu corpo. Segundo as lendas, Lilith era a primeira esposa, que era bem pior que a segunda. Lilith se converteu a posteriori na primeira esposa de Adão, cuja presença original nunca terminou de eliminar-se totalmente de seu segundo matrimônio. O que falhou no primeiro foi obviamente a independência de Lilith e sua igualdade com Adão, por isso depois criou-se Eva. Em conseqüência, a lenda tacha de insubordinação a atitude por parte de Lilith, pois, segundo a história, se negava a aceitar seu "lugar apropriado" que aparentemente era permanecer debaixo de Adão durante a relação sexual: -"Porque devo ficar debaixo de ti? Por que ser dominada por ti se sou tua igual, já que ambos somos feitos do barro?”, pergunta ela, mas Adão se recusava a igualar as posições. Lilith nervosamente pronuncia o nome de Deus e faz acusações contra Adão e Deus se nega a ajudá-la. Cansada de que não atendessem suas reivindicações de igualdade, Lilith abandona Adão e jura odiá-lo, blasfema contra Deus e alia-se aos inimigos do Eterno, tomada pela cólera.
Não é bom que o homem esteja só[1] Deus disse, então faz Eva e a dá por companheira a Adão: uma mulher feita a partir de seus fragmentos. Enquanto Lilith é descrita de forma negativa, Eva, ao contrário, é apresentada em suas belezas e ornamentos: Lilith é a força destrutiva (odeia todos os homens e frequentemente é relacionada a abortos e a morte de recém-nascidos) e Eva é a construtiva (a dócil mãe da humanidade). Mas Eva também se mostrará imperfeita, ela carregará a culpa pela perda do Paraíso e pelo erro de Adão. É culpada pela maldição/punição da mulher “com dor terás filhos; e o teu desejo será para teu marido, e ele te dominará”[2] e do homem “No suor do teu rosto comerás o teu pão."

Qual o tipo de mulher que predomina atualmente; Lilith ou Eva?
Com qual das duas, você mulher, se identifica?
E os homens; preferem Liliths ou Evas em seus relacionamentos?

Comentem; é livre!

2 comentários:

  1. Sucesso pra vocês mas com tantas mulheres de verdade para simbolizar o "feminismo" pretenso, por que a ficção, vá lá que ninguém sabe de nada, mas o momento é tão crítico que até eu como agnóstico quero preservar Deus de ser posto a prova em todo momento, é sempre um pouco de egocentrismo de nossa parte. Terminando nunca confunda igualdade com feminismo não são sinônimos são antagonismos.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Paola, muito sucesso para vocês. Mas cuidado, pois Lilith não foi somente a primeira mulher de Adão e sim a mãe de todos os monstros. Segundo as lendas, Lilith era um mal, mulher má que cometeu adultério com Satanás e produziram uma raça de criaturas do mal. rsrsrs

    ResponderExcluir